Linha direta para microempreendedor quitar débitos bancários

Renegociação online de dívidas é destaque na programação da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que neste ano se integra à Semana do MEI

Renegociar um débito bancário por um clique parece simples demais para ser verdade, certo? Mas é. A renegociação online de dívidas bancárias será uma das principais ações da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 8 a 14 de maio. O evento anual faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), coordenada pelo Banco Central do Brasil. Parceiro na realização da semana, o Sebrae vai promover mais de 500 ações gratuitas em todo o país. Um crescimento de mais de 200% em relação ao ano passado. As atividades promovidas pelo Sebrae também fazem parte da Semana do MEI.

A renegociação online de dívidas é uma parceria do Sebrae com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e instituições financeiras. Para acessar, o MEI ou pessoa física que tem débitos bancários deve entrar no site www.consumidor.gov.br e preencher um formulário que será encaminhado às instituições que aderiram à renegociação, entre elas Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander. Essa ação, especificamente, vai até o dia 31 de maio. Os bancos se comprometeram a reforçar a estrutura de atendimento e a responder rapidamente às solicitações.

Os temas ligados a finanças sempre despertam grande interesse dos pequenos negócios. O MEI está sendo equiparado ao consumidor no que diz respeito a reclamações com o sistema financeiro e até para a renegociação de dívidas. Com isso, vamos estimular também a própria organização pessoal do MEI”, resume o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Planejamento financeiro

Outra novidade no cardápio do Sebrae, a ser lançada na Semana Enef, são duas soluções criadas pelo Banco Central que incentivam o planejamento financeiro de jovens e adultos: a série de vídeos Eu e Meu Dinheiro mais a palestra e curso virtual Gestão de Finanças Pessoais. O material passa a integrar o Programa Nacional de Educação Empreendedora e pode ser acessado pelos links https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/ e http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/.

ASN – Agência Sebrae de Notícias